Cenário da Agilidade em 2020

Pedro Luiz - 28/06/2020

compartilhar no facebook compartilhar no twitter compartilhar no linkedin compartilhar no whatsapp


Os métodos ágeis já viraram realidade na maioria das empresas. A empresa líder mundial em pesquisa e consultoria, Gartner, vem há alguns anos aconselhando às empresas a adotar agilidade em toda sua empresa, como mencionado em um dos seus vários artigos sobre o assunto: "How to Shift to a Business Agile Mindset" [1].

Grandes empresas brasileiras como Serasa Experian, Santander, Gerdau e Mercado Livre estão praticando agilidade há alguns anos. Assim como é notório que as startups já começam com métodos ágeis enraizados em seus processos e estão desafiando o mercado. A startup Pipefy, assim como as empresas mencionadas, são citadas pelo Valor Econômico em sua reportagem: "Métodos ágeis avançam nas empresas" [2].

Observando um pouco mais no cenário atual do uso de métodos ágeis no mundo, o relatório "14th annual State of Agile" [3], feito pela Digital.ai, apresenta bastante informação sobre isso. Antes de entrar nos resultados do relatório é importante saber que ele foi baseado em pesquisas de agosto a dezembro de 2019 e a distribuição das empresas que responderam estão representadas nas duas próximas imagens por localização e áreas de atuação.

41% north america, 31% europe, 13% asia, 11% south america, 2% africa, 2% australia

27% technology, 17% financial, 7% services, 7% government, 6% insurance...

Os pontos mais importantes da pesquisa são:

  1. A maturidade em agilidade ainda precisa evoluir.
  2. O método ágil mais utilizado é o Scrum.
  3. Cultura é o grande obstáculo na adoção de agilidade.

 

1. A maturidade em agilidade ainda precisa evoluir

O relatório mostra que apenas 16% das empresas estão em nível alto de competência em práticas ágeis, ainda existe muito caminho pela frente, mas é importante ressaltar que 54% das empresas mencionam que estão amadurecendo, isso mostra o quanto a agilidade virou foco das empresas.

5% greater adaptability, 11% high level, 54% maturing, 20% experimenting, 6% considering, 4% no initiatives

Treinamento em métodos ágeis é o caminho para essa melhoria de maturidade, citado pelo relatório como a principal forma de alcançar a habilidade de gerenciar mudanças de prioridades e melhorar a visibilidade dos projetos.

2. O método ágil mais utilizado é o Scrum

Se somar as empresas que praticam Scrum e as empresas que usam uma mescla de métodos com o Scrum (ScrumBan e Scrum/XP hybrid) percebemos que 76% das empresas praticam Scrum.

58% scrum, 10% scrumban, 9% other, 8% scrum/xp, 7% kanban...

O Scrum é um framework que possui um bom nível de prescrição, ou seja, ele prescreve mais detalhadamente o que deve ser feito e quando deve ser feito. Isso é um dos fatores que ajudou muito nessa alta adoção de Scrum pelas empresas. Mas a prescrição do Scrum não é a parte mais importante, o mais importante são os valores. Talvez por isso a maturidade em agilidade nas empresas precisa evoluir, provavelmente as empresas estão focadas na prescrição e não nos valores.    

Mas estamos vendo uma maior diversificação de métodos com o tempo. Por exemplo o método Kanban, que foi criado mais recente que os demais métodos, o que talvez justifique a adoção por apenas 7% das empresas. Entretanto, é o método que mais cresceu em adoção quando comparamos com o relatório do ano anterior.

A diversificação de métodos ágeis adotados pelas empresas com certeza ajuda na compreensão dos valores e foco no resultado. Essa questão se conecta com o próximo assunto importante, pois quanto mais as empresas perceberem os valores envolvidos nos métodos ágeis e alinhar a cultura para esse valores, maior será o sucesso.        

3. Cultura é o grande obstáculo na adoção de agilidade.

Os principais desafios citados pelo relatório mostram que a cultura das organizações é um obstáculo para o sucesso. Além de “resistência à mudança” em primeiro e “pouca participação da liderança” em segundo ainda aparece em terceiro lugar “processos e práticas inconsistentes entre os times” como principais desafios na adoção de Agile. Estes 3 pontos estão diretamente ligados à cultura e se confirmam com o quarto desafio que é: cultura organizacional em desacordo com os valores ágeis.

48% resistance to change, 46% no leadership participation, 45% inconsistent processes, 44% culture at odds with agile, 43% inadequate management...

Isso reforça ainda mais a necessidade de treinamentos para todos os envolvidos, principalmente para os líderes. Mesmo com os ambientes corporativos tão atarefados, não pode ser esquecida a necessidade de melhoria contínua, tanto da organização quanto das pessoas envolvidas.

Por fim, o relatório cita os benefícios de adotar agilidade nas empresas, comprovando que vale a pena passar pelos obstáculos.

70% ability to manage change, 65% project visibility, 65% business/IT alignment, 60% delivery speed...

Em um cenário econômico em constante mudança, é muito interessante perceber que o principal benefício, citado no final de 2019 pelas empresas, é a habilidade de gerenciar as mudanças de prioridades.

Em seguida, pela pesquisa, aparecem dois benefícios muito ligados à essência dos métodos ágeis: “Visibilidade dos Projetos” e “Alinhamento entre negócios e TI”. Benefícios esses abordados por todos os métodos ágeis como pontos cruciais para sua execução. Como exemplo, o Scrum preconiza que o dono do produto, maior conhecedor do negócio, faça parte do time junto com os profissionais de TI. Além disso, a gestão visual e uso de quadros Kanban é praticamente obrigatório no uso dos métodos ágeis.

compartilhar no facebook compartilhar no twitter compartilhar no linkedin compartilhar no whatsapp

Referências

 

[1] How to Shift to a Business Agile Mindset
https://www.gartner.com/smarterwithgartner/how-to-shift-to-a-business-agile-mindset/

[2] Métodos ágeis avançam nas empresas
https://valor.globo.com/carreira/noticia/2019/11/26/metodos-ageis-avancam-nas-empresas.ghtml

[3] 14th Annual State of Agile Report
https://stateofagile.com/

Mapa do site

Treinamentos Gratuitos
   Princípios Ágeis
Treinamentos de Métodos Ágeis
   Scrum Completo
   Do Lean ao Kanban Avançado
Área do Aluno
   Princípios Ágeis
   Scrum Completo
   Do Lean ao Kanban Avançado
Artigos
Quem Somos